Quem sou eu

quarta-feira, 21 de março de 2018

DENTRE TODAS AS MULHERES, DESTACAREMOS MULHERES NA FÍSICA E NA MATEMÁTICA.


Muitas são as conquistas da mulher na história da humanidade. Dentre as que lutam por igualdade de direito e conquistam a cada dia mais espaço na sociedade,  destacamos aqui as que se enveredaram e enveredam pelo universo da Física e da Matemática. Começaremos por Marie Curie.

Marie Skłodowska Curie, foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada[ com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. A família Curie ganhou um total de cinco prêmios Nobel. Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris.

As conquistas de Marie incluem a teoria da radioatividade (termo que ela mesma cunhou), técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. Sob a direção dela foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica. Durante Primeira Guerra Mundial, fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade.
  

                                                                                                                  ( Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre). 


Publicado por:  Joseaní Martins - Professora Coordenadora do PUAP. 
Idealizado por:  Kamylla Xavier - Professora Tutora do Curso de Física - EAD / UFRN / PUAP .

Nenhum comentário:

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...