Quem sou eu

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Alunos de Pedagogia da UVA tem aula prática no PUAP






No último dia 28 de janeiro o Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP abriu suas portas para receber uma turma de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA / Polo de Luís Gomes, que tiveram uma aula teórica e prática da disciplina Ensino de Ciências, ministrada pela professora Betânia Fonseca.
A citada aula foi ministrada em conjunto com os ex-alunos do PUAP, licenciados em Ciências Biológicas pela UFRN/PUAP Sebastião Alencar e Tamara Moreira, que apresentaram desde a origem do microscópio, aos diversos tipos de microscópio, as partes que o compõe, o preparo de lâminas, dentre outras ricas informações que farão a diferença na formação humanísticas desses futuros docentes.

O professor Franklin Miguel Fernandes, coordenador do PUAP, destaca que as portas do Polo estão sempre abertas para servir a comunidade e formar parcerias em prol do crescimento da educação, no tocante a formação docente.
Educação a distância ganha cada vez mais adeptos

Um em cada sete universitários brasileiros é aluno da chamada educação a distância (EAD), formato de ensino que cresce a cada ano e é visto por especialistas em educação como uma das soluções para suprir a demanda por profissionais com curso superior. Apesar de seguir critérios e vistorias do Ministério da Educação (MEC), assim como os presenciais, e do diploma entre ambos ter o mesmo valor, ainda é grande o preconceito com os egressos desses cursos. Para Márcio Bunte, diretor do Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), essa visão vem da falta de conhecimento.
Estudo realizado por Dilvo Ristoff, diretor de políticas e programas da Secretaria de Educação Superior do MEC, com dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2005 e 2006, revela que o temor de que o formato possa piorar a qualidade do ensino da graduação é injustificado. “Os estudantes da EAD, à época, mostraram desempenho médio superior aos da educação presencial. A questão é se esse quadro, diante do vertiginoso crescimento nos últimos anos (18% das matrículas da graduação pertencem agora à modalidade EAD), se mantém. Em geral, as médias dos concluintes da educação presencial, embora ligeiramente superiores às de seus colegas da EAD, não são estatisticamente significativas”.
Embora o desempenho dos estudantes nos exames nacionais seja muito semelhante, o perfil socioeconômico cultural dos dois grupos é bastante distinto. “Os dados indicam que o estudante de EAD é mais pobre, majoritariamente casado, tem mais de dois filhos, vem mais da escola pública, tem pais com escolaridade básica, trabalha e sustenta a família, tem menos conhecimento de inglês, muitas vezes não concluiu o ensino médio regular.” Dessa forma, tais condições tornariam a EAD instrumento de inclusão social.
As exigências do MEC em relação à qualidade do ensino são semelhantes na EAD e no presencial: projeto pedagógico bem construído e com aderência às diretrizes curriculares nacionais, instalações e infraestrutura adequadas e corpo docente capacitado.

TECNOLOGIA

As formas de interação entre docentes, tutores e estudantes, mediada pelas novas tecnologias de informação e comunicação, são levadas em conta. “Como a EAD está sendo profundamente afetada pelas novas tecnologias, os alunos da geração pós-tablet já não aceitam mais métodos e salas de aula incompatíveis com a agilidade e a facilidade de acesso ao conhecimento que a comunicação móvel proporciona”, defende Dilvo Ristoff. Para Márcio Bunte, a tecnologia vai melhorar, mas o diferencial vai ser a promoção da interação entre alunos e professores.

A educação a distância surgiu no Brasil há mais de 20 anos, mas os cursos de graduação e pós-graduação a distância foram reconhecidos pelo MEC há 15 anos. Segundo Alda Luiza Carlini, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a instituição de ensino superior deve oferecer polos de apoio à EAD nos municípios em que atua, onde deve haver tutor presencial para orientar o aluno em procedimentos acadêmicos e administrativos, além de recursos como computadores conectados à internet; espaço para aula presencial (videoconferência) ou avaliações; e biblioteca física.

Os alunos são avaliados de diferentes formas, dependendo da concepção de avaliação da aprendizagem adotada pela instituição de ensino. Ela pode ocorrer ao longo e/ou ao fim das disciplinas, na forma de provas objetivas ou dissertativas, trabalhos individuais ou em grupo.

Fonte:http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2015/01/24/internas_educacao,611172/educacao-a-distancia-ganha-cada-vez-mais-adeptos.shtml

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...