Quem sou eu

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Curso de Educação Física investe em momentos de formação presencial






O Curso de Educação Física à Distância da UFRN / Polo Universitário de Luís Gomes, chega ao final do 2º Período, sendo possível perceber uma identidade dos alunos com o curso.
Com um Corpo Docente extremamente qualificado, e material didático produzido com vista a proporcionar uma boa compreensão por parte dos educandos, a UFRN visa à formação de profissionais capacitados para atuar, sobretudo, na docência. O curso conta com momentos presenciais que são extremamente enriquecedores, nos quais professores e tutores à distância das disciplinas puderam ter um contato físico com os alunos, estreitando ainda mais os laços que foram estabelecidos via ambiente virtual de aprendizagem.
De acordo com a opinião do Tutor Presencial Jadeilmo Cleidson, “estes momentos, além de proporcionar um maior aprendizado, possibilita uma maior interação entre os alunos, de maneira que os mesmos possam internalizar a responsabilidade como discentes de uma Universidade Federal do porte da UFRN, melhor universidade do Norte e Nordeste, bem como estabelecer vínculos afetivos”.
O Tutor ainda faz relatos de atividades interessantes e importantes realizadas durantes os encontros, que ocorreram nos meses de fevereiro, abril e junho e, assim afirma: Dentre estes, há o destaque para as vivências das disciplinas Educação Inclusiva e Metodologia da Dança, sendo, este último, o primeiro componente curricular específico do curso.
Com dinâmicas e exposições que despertam os interesses do alunado, estas disciplinas contribuíram para aumentar ainda mais a motivação dos discentes pelo curso e, no caso do último encontro realizado no dia 06 de junho, a Tutora a Distância Renata, de Metodologia da Dança, afirmou que os alunos do Polo Universitário de Luís Gomes são os mais participativos de todos, o que além de nos deixar felizes e orgulhosos, demonstra a importância de nosso Polo.
Na vivência de Educação Inclusiva que foi realizada no mês de abril, a Professora Dra. Maria Aparecida Dias havia feito a doação de um livro, de sua autoria, para a Biblioteca do Polo.
O Coordenador do PUAP, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destaca que “o Curso de Educação Física do Polo Universitário de Luís Gomes, tem demonstrado que veio para ficar e que, em breve, toda a região poderá colher os frutos semeados nesta instituição, que se orgulha por ofertar cursos com a marca da UFRN e IFRN”.
 ·        Com informação do Tutor Presencial Jadeilmo Cleidson.
Seminários Temáticos do Curso de Administração Pública aquecem o debate acadêmico


            No último dia 09 de junho os alunos do Curso de Administração Pública, turma do 5º e 7º período, realizaram Seminário Temático.
Os alunos do 5º período realizaram seminário divido em três linhas de formação específica da Gestão Pública: 1 - Gestão Governamental, 2 - Gestão Municipal e 3 - Gestão Pública da Saúde, objetivando o desenvolvimento de atitudes de investigação, de reflexão, de análise crítica e de prospecção de soluções inovadoras que eles vêm adquirindo ao longo do curso. 
O Seminário proporcionou aos alunos um primeiro contato com a pesquisa científica, na modalidade de artigo científico, o qual foi produzido em grupos de no máximo 5 alunos, e ao final, apresentado à banca composta pelo  Tutor à Distância - Cláudio Ruy Portela de Vasconcelos e pela Tutora Presencial - Maria das Graças de Queiroz Maia, como forma de avaliação final da disciplina.
Os alunos do 7º período foram divididos em 14 duplas, que  apresentaram os projetos para monografia a serem desenvolvidos no próximo semestre. Cada dupla teve 10 minutos para apresentação e, a banca, formada pelo Tutor à Distância - Wellington Alves e pelo Tutor Presencial - Nilberto Costa analisaram as apresentações, fizeram comentários e sugeriram melhorias nos projetos, com vista a um trabalho mais consistente, propositivo. Todos os trabalhos estão voltados para análises de instituições públicas de cidades do RN, PB e CE.
O Coordenador do PUAP, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destaca que a realização desses seminários serviu para fomentar ainda mais a interação entre todos que fazem o PUAP e a EaD, além de permitir aos acadêmicos uma maior familiarização com o cotidiano da gestão, sobretudo a gestão pública, bem como a análise das instituições com propostas de melhorias.

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...