Quem sou eu

quarta-feira, 20 de março de 2013

Em Andanças e Lembranças, Dona Chiquita de Gaudêncio Torquato Destaca a Presença da Faculdade em Luís Gomes


Como é bom encontrar pessoas bem humoradas, positivistas, que amam a pequena pátria com toda a intensidade de sua existência e, que com palavras e ações ou simplesmente com palavras ajudam a alavancar o progresso, criando ao menos uma atmosfera positiva o que já é de grande valia, haja vista que as nulidades insistem em ocupar os mais nobres espaços de nossa sociedade.
Pois bem, amigos web-leitores, é com grande satisfação que compartilho com vocês a alegria de, ao ler o livro “Andanças e Lembranças”, de Chiquita Nunes Torquato, Dona Chiquita de Gaudêncio, (como é conhecida por todos os conterrâneos), no qual relata uma Luís Gomes pretérita e presente, em algumas, das maravilhosas viagens pelo Brasil, pela Terra Santa e boa parte da Europa. Entre as belas paisagens e informações de grande valor histórico e cultural, chama especial atenção, o trecho em que D. Chiquita cita a presença da Faculdade em Luís Gomes (vide página 37 do citado livro).
Fiquei maravilhado com a afirmativa de Dona Chiquita, destacando com orgulho a existência de uma Faculdade na Luís Gomes e, ousei pensar como seria se nos tempos de Seu Gaudêncio, Zéu Fernandes e Adolfo Paulino, nossa Luís Gomes já fosse assim como é hoje, onde o moderno e o antigo, o sofisticado e o popular compartilham espaços. Uma Luís Gomes com ares de modernidade, onde os jovens, sejam eles membros dessa ou daquela família tem as mesmas oportunidades de sucesso, onde o sonho de Padre Osvaldo, Adolfo Paulino e tantos outros tornou-se realidade e, hoje, já não é hilário dizer que Luís Gomes é “Cidade Universitária”.  
São afirmativas como a de Dona Chiquita, uma verdadeira coluna da sociedade luisgomense, que nos enche de alegria e nos motiva a seguir acreditando que, até, podemos perder uma batalha aqui ou acolá, mas continuaremos no fronte, na luta, defendo o que melhor for para Luís Gomes e, não há nada melhor do que lutar pela permanência da oferta de ensino superior em nosso município.
Sabemos que alguns patrícios não se deixam envaidecer com o engrandecer de sua pátria, são, certamente, adeptos do trancafiar da cultura, querem ser os únicos a deter o saber, mas os que querem o inverso se revigoram ao encontrar nas palavras singelas e saudosistas de Dona Chiquita o reconhecimento que estão no rumo certo.
À Dona Chiquita e seus familiares, queremos dizer que fica registrado nessa página virtual e ficará também nos anais da história do Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP, a nossa alegria, o nosso contentamento em ter o seu reconhecimento que é sincero e verdadeiro, que reflete o exato pensar do bravo sertanejo, descrito por Euclides da Cunha em Os Sertões, quando afirma “O sertanejo é antes de tudo um forte”.
Como será bom o dia em que uma infinidade de luisgomenes, patrícios nossos, possam saborear com alegria as conquistas plurais de nosso município, alegrando-se verdadeiramente com o progresso, unindo forças para que as ações progressistas continuem a embalar nosso município e, seus filhos possam orgulhosamente dizer eu sou luisgomense, eu amo Luís Gomes.
Obrigado D. Chiquita!

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...