Quem sou eu

terça-feira, 27 de setembro de 2011

II Encontro Presencial do Curso de Gênero e Diversidade na Escola

Local / data / horário: Cine Club Tintin - 08 de outubro - às 8h

PROGRAMAÇÃO

8h00 - 8h30: Avaliação do Módulo I;

8h30- 9h30: Exposição do conteúdo do Módulo Gênero (Profa. Berenice Bento);

9h30 - 10h30: Divisão da turma em grupos de trabalho;

10h30 - 11h00: Apresentação dos relatórios das discussões nos grupos;

11h30- 12h00: Apresentação dos vídeos "Era uma vez outra Maria" e "Minha vida de João";

12h00- 12h30: Discussão de estudo de caso em grupos de trabalho;

12h30 - 13h00: Apresentação dos relatários de discussão dos grupos;

13h00: Encerramento.

IMPORTANTE:

1) Levar o livro do curso para o encontro presencial;

2) O encontro começará pontualmente às 8h00.

Profa. Dra. Berenice Bento

Mensagem de despedida a Professora Socorro Silva



Exmº. Sr. Prefeito Dr. José Carlos Fernandes

Prezada Professora Lúcia de Fatima Costa Barnabé !

Caros colegas professores, a educação de Luís Gomes está de luto!

Neste momento, de grande pesar, procurei, na qualidade de aluno que orgulhosamente fui da Professora Socorro Silva, na qualidade de colega de trabalho e amigo de sempre, em todas as horas das quais precisei para que servisse com louvor ao nosso município, reunir forças e principalmente encontrar palavras e voz para prestar uma homenagem que todos aqui reunidos, desejariam postergar. No entanto, os desígnios de Deus, e a inexorabilidade da vida são cumpridos ao seu tempo. Neste tempo de dor e de perda irreparável devemos lembrar-nos do tempo que com ela desfrutamos, nossos melhores momentos, seus melhores ensinamentos, sua voz melodiosa a nos envolver de júbilo e de alegria.

O tempo de Socorro, para este mundo transcorreu deixando agora um vazio e ao mesmo tempo um grande legado. Os herdeiros de seu tempo, das suas maravilhosas explicações e do conhecimento histórico inigualável devem, agora, se perpetuar em cada aluno e em cada coração que de algum modo foi tocado pela sua sabedoria. Sua vida foi de luta e perseverança. Mesmo diante das vicissitudes da profissão de educadora, mãe e mulher, jamais deixou-se abater. Sempre foi referencia dentro os colegas de profissão e sempre esteve disponível ao ofertar sua voz e seu conhecimento no auxílio das mais diversas atividades.

Os filhos e o neto perderam uma mãe amorosa, virtuosa e dedicada; os irmãos perderam uma amiga, sincera, amável e amada. Nós, os educadores de Luís Gomes, perdemos uma grande incentivadora dos projetos e orientadora dos caminhos que levam a solidariedade, o companheirismo e a amizade. Mas não podemos contabilizar apenenas as perdas, é bem verdade que nessas horas, o que mais pesa é esta incomoda sensação de que Socorro nos deixou cedo demais. O fato, é que gostaríamos ainda de poder encontrá-la na Escola Pe. Osvaldo a cantar com maviosidade o hino que enaltece a educação da nossa querida Luís Gomes, ou na igreja onde entoava cantos de louvor com tanta alegria.

Mas, como bem diz o Livro de Eclesiastes, em seu capitulo 03, versículos de 1 a 22, na vida “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; [...] Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; [...] tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de guerra, e tempo de paz. [...] Assim, percebo que não há coisa melhor do que alegrar-se com tudo que Deus faz, ainda que nos tire do convívio aqueles a quem tanto amamos. O tempo de Socorro foi próspero, belo e frutífero, por isso, nossos corações estão ao mesmo tempo tristes – pela sua partida - e esperançosos das bênçãos divinas que Deus, em sua infinita bondade e sabedoria reservou para ela no reino dos céus.

Obrigado Socorro, pelos inúmeros serviços prestados ao Colégio Pe. Osvaldo e ao nosso município. Obrigado pelo trabalho prestado, pelas horas de cansaço que certamente dedicou ao oficio de ensinar, obrigado pela sua alegria e pelo seu jeito acolhedor com que sempre recebeu a todos nós.

Esteja onde estivermos sua luz permanecerá brilhando para sempre na memória daqueles que tiveram a oportunidade de dividir com você as horas de trabalho árduo e de dedicação a sala de aula. Para nós, serás sempre uma estrela que nunca perderá o seu brilho ainda que o céu de Luís Gomes se cubra de névoa nos meses de inverno.

Luís Gomes – RN, 27 de setembro de 2011.

Prof. Franklin Miguel Fernandes

Coordenador do Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP

Nota: Professora Socorro Silva foi uma grande incentivadora do Polo.

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...