Quem sou eu

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Microscópio desenvolvido para aulas de educação a distância conquista certificado internacional

Aparelho utiliza simulações que explicam dúvidas em biologia do Ciar/UFG


O artigo sobre o Microscópio Simulado em Realidade Virtual Aumentada (Mira), desenvolvido para aulas de educação a distância, conquistou o certificado de menção honrosa no 2º Computer on the Beach em Florianópolis. O artigo foi apresentado pelos pesquisadores Wagner Bandeira e Gabriel Benício, no evento que aconteceu entre os dias 29 de abril a 1º de maio de 2011.

O projeto foi desenvolvido por meio da parceria entre o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A demanda surgiu a partir do curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Biologia, oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Lançado oficialmente no dia 4 de agosto de 2010, na UFG, o Mira tem como finalidade fornecer aos estudantes de educação a distância conhecimentos que antes seriam viáveis apenas presencialmente em um laboratório. Isso significa que o estudante com acesso ao microscópio simulado poderá conhecer o funcionamento de um aparelho real, mesmo que virtualmente, e realizar a leitura de lâminas, por meio de um banco de dados contido no software.

Com o desenvolvimento do projeto é possível permitir o acesso, a qualquer hora e local, à atividades educativas e à rotinas de pesquisa que somente seriam possíveis em um laboratório.

UAB

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes. Saiba mais sobre a UAB.

Fonte: www.acheseucurso.com.br

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...