Quem sou eu

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mestrado mais próximo do PUAP


O Polo Universitário de Luís Gomes - PUAP, está mais próximo do que nunca pela conquista de seu primeiro mestrado, além de outros mestrados em áreas diferentes, que também já estão a caminho. O Polo Universitáda da cidade serrana, embora jovem, já efetuou diversas conquistas que tem beneficiado toda região. Segundo o Coordenador do Polo Universitário, Prof. linguístico e historiador Franklin Miguel Fernandes, a luta é incessante, em busca, não só de mais cursos academicos, mas também de progressivas qualidades que atendam as necessidades técnico-científicas da região e do contexto brasieiro, como um todo.

Fonte: www.valderiidalinogeografia.blogspot.com

Em balanço do governo Lula, Agência Brasil aponta EAD como causa do crescimento de matrículas no ensino superior

O Programa Universidade para Todos (ProUni), iniciativa do governo federal para incentivo fiscal às universidades privadas que abram bolsas para alunos de escolas públicas, e a educação a distância (EAD) foram apontados pela Agência Brasil como algumas das principais causas para o crescimento do número de matrículas no ensino superior nos oito anos de governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo a agência, que teve acesso a dados preliminares do Censo da Educação Superior de 2009, o número de estudantes no ensino superior no Brasil chegou a quase 6 milhões de pessoas, e eram apenas 3,94 milhões no primeiro ano de Lula, em 2003, o que representa um crescimento de 65% nas matrículas em oito anos. A Agência Brasil destaca, em seu balanço, que 75% deste crescimento é de matrículas em instituições de ensino privadas

Segundo a Agência, o ProUni distribui atualmente 748 mil bolsas de estudos (foi criado em 2005). A agência também indica, no que se refere a educação a distância, que os dados mais recentes mostram que as matrículas nessa modalidade cresceram 18 vezes entre 2002 e 2008 – a maioria na rede privada. Ainda não há uma avaliação específica sobre EAD com os dados do Censo da Educação Superior de 2009.

Com relação à rede pública, a Agência indica que a principal estratégia para melhorar o acesso foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), lançado em 2007. De acordo com o MEC, houve um acréscimo de quase 60% no número de vagas oferecidas nas universidades federais entre 2003 e 2009. O programa também foi alvo de críticas por parte da academia que acreditava que a qualidade do ensino ficaria prejudicada com o aumento de alunos nos bancos das universidades. Em 2010, as federais receberam R$ 22 bilhões do programa.

Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...