quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aluna laureada com o título de “Melhor Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental” do IFRN/PUAP concede entrevista ao Coordenador do Polo


Maria Missilene de Souza Bernardo, aluna laureada com o título de “Melhor Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental” do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte – IFRN / Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP, concede entrevista ao Professor Franklin Miguel Fernandes, Coordenador do Polo, para o Blog e Informativo do PUAP, onde fala de sua aprendizagem e, sobretudo destaca que na EaD “só não aprende quem não quer”.

Informativo PUAP / Como você se sente tendo sido a aluna laureada da primeira turma de formandos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do PUAP.

RESPOSTA:

Para mim é uma grande satisfação ter esse título nas mãos. Como aluna Concluinte da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, me sinto com a sensação do dever cumprido, pelo êxito adquirido nessa trajetória que foi uma das mais difíceis da minha vida estudantil. Como pessoa, estou imensamente feliz, pois é antes de tudo a realização de um sonho, meu e dos meus pais, ter concluído um curso universitário, em especial por ter sido, este sonho, conferido e concretizado por uma das melhores e mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, o IFRN.

Informativo PUAP/ Você faz parte de uma história onde as primeiras páginas começam a ser escritas, que é a história da Educação a Distância - EaD. Na condição de recém concluinte como você classifica a EaD.

RESPOSTA:

A EaD, configura-se como uma das melhores opções que temos na atualidade para alcançar um estudo de qualidade, por ter em seu conteúdo princípios voltados ao aprendizado verdadeiro, a formação de bons cidadãos. Para mim foi uma grande experiência, esse estudo a distância o qual vou levar para sempre, sendo que o que aprendi é concreto, realizado através de muito esforço e dedicação, não foi tendo um professor na minha frente explicando conteúdos e esclarecendo regras, mas sim um computador com aulas muito bem elaboradas por profissionais que considero doutores do IFRN.

Numa escala de 0 a 10 classifico a EaD em 10, não por ter sido premiada estudando nessa modalidade, mas por ser uma metodologia nova de aprendizagem que se sobressai diante da metodologia tradicional, mesmo diante de tantas dificuldades encontradas por alunos e professores no percurso percorrido em cada período estudado. Como diz Paulo Freire (1996), “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.

Informativo PUAP / No comparativo feito pelo ENADE, entre os cursos que foram avaliados, os da modalidade de EaD, na sua maioria, apresentaram grau de eficiência superior aos do ensino presencial. Você se sente preparada para enfrentar o competitivo e crescente mercado de trabalho do gestor ambiental?

RESPOSTA:

É verdade, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mas, nesses anos todos, estudando, participando dos encontros, dos seminários e das conferencias – tanto no âmbito municipal quanto estadual - eu obtive muita experiência e oportunidades de aprendizagem quanto aos conteúdos e temas relativos ao trabalho do gestor ambiental, que posso afirmar sem preâmbulos que me sinto preparada para competir e atuar no mercado de trabalho, cuidando do que temos de mais precioso “o meio ambiente”. A minha próxima meta é conseguir passar em um concurso público e atuar como Gestora Ambiental, para poder colocar em prática o que aprendi nesses três anos de precioso aprendizado.

Informativo PUAP / O que mais marcou sua trajetória na graduação, sendo aluna da modalidade de EaD, nesse interior nordestino?

RESPOSTA:

Posso dizer que foram muitos os marcos importantes que passamos juntos, eu e meus colegas de curso, sendo muitos deles tristes e outros felizes. Como os mais relevantes, posso citar primeiramente, as dificuldades encontradas no final de cada período para irmos a Natal, Mossoró, Currais Novos ou Martins defender Artigos Científicos ou assistir aulas presenciais. Sendo que, para irmos a esses encontros, muitos obstáculos tinham que ser vencidos, como: dificuldades financeiras, conseguir carro com a prefeitura, a ausência dos filhos pequenos, etc. Contudo, a gente sempre persistiu, pois sabíamos que o aprendizado em cada encontro desses era riquíssimo em especial para aqueles que buscavam mais conhecimento. Outro marco muito importante foi nossa vitória final, quando no dia 05/11/2010 aconteceu a nossa COLAÇÃO DE GRAU e FORMATURA. De onde todos saíram vitoriosos e cheios de alegria no coração!

Informativo PUAP / Que mensagem você gostaria de deixar para os que estão na EaD e para os que ainda sonham com o ingressar na Universidade?

RESPOSTA:

Gostaria de dizer para os que estão na EaD, que são muitos os obstáculos que encontramos no caminho quando somos estudantes a distância, mas que sejam fortes, perseverantes, e lutem com garra. Jamais deixem que alguma coisa ou alguém desanimem vocês quanto a qualidade da EaD, pois como aluna recém concluinte, do Primeiro Curso do PUAP de Luís Gomes/RN Tecnologia em Gestão Ambiental, posso falar com o peito purificado e a mente aberta, “só não aprende quem não quer”.

É “mito”, é “mentira” dizer que só aprende quem tem um professor presente todos os dias. Todos nós somos capazes de aprender, mesmo sozinhos. Em muitas ocasiões, basta ter força de vontade e persistência. Continuem batalhando, e saibam que no final o gosto da vitória é muito doce!

Você que ainda não conseguiu ingressar na universidade, estudem, acreditem, e faça parte da UAB/IFRN ou UAB/UFRN, o quanto antes, pois nos dias atuais o “saber” vale mais do que ouro. É importante lembrar aqui as palavras do grande educador Vygostsky, apud Lleixà Arribas (2004), para ele, “a aprendizagem é que precede desenvolvimento, despertando dessa forma os processos evolutivos”.

É assim que acredito, é por meio de novos conhecimentos, cada vez mais aperfeiçoados que poderemos melhorar o mundo. Sendo que o CONHECIMENTO é a ferramenta capaz de mudar as mentes das pessoas, fazendo almejar assim, uma geração com uma cidadania plena e igualitária com competência para equilibrar as forças naturais, sociais e econômicas que incidirão em uma vivência mais saudável para as futuras gerações.

 
PUAP - Av. Senhora Santana, 17 - Centro - Luís Gomes - RN - CEP: 59.940-000