terça-feira, 14 de setembro de 2010

Seminário de Administração Pública do PUAP deve mobilizar a comunidade acadêmica e gestores

No próximo dia 18 de setembro ocorrerá no Polo Universitário de Luís Gomes o I Seminário de Administração Pública com o tema “A Nova Administração Pública: desafios e oportunidades”. O I SEAP será realizado no espaço do Cine Club Tintin no horário das 8 às 12hs.

O evento que é uma realização do Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP, pretende reunir estudantes dos cursos de Administração, Gestão Pública Municipal e afins além de gestores de outras esferas, para fomentar o debate sobre a nova roupagem que esta sendo desenhada para a administração pública, onde a tônica da eficiência e transparência deverão deixar de ser apenas uma utopia e se transformar de fato em uma realidade.

Para suscitar o debate contaremos com a colaboração e sapiência de dois renomados nomes que tem na trajetória profissional, acompanhado a evolução da administração pública e, fazem a diferença nessas plagas potiguares, sendo eles: Alexandre Wállace Ramos Pereira, professor do curso de Administração na UERN – Campus de Pau dos Ferros - RN / Ciências Contábeis / Campus de Sousa-PB e Coordenador do Curso de Administração da FACEP – Pau dos Ferros – RN e José de Arimatéia Chaves Leite, administrador público de formação pela UERN, com um currículo de destacada atuação na administração pública na região no Alto Oeste.

As inscrições (até 17 de setembro) estão sendo realizadas na Coordenação do Polo com o Professor Miguel ou Aldenice e, também na Secretaria Municipal de Educação de Luís Gomes com o Professor Miguel ou Michele, custando R$ 10,00. E, para maiores esclarecimentos ligue (84) 3382 2450/ 2068 OU 9623 3157.

Participe! Sua presença faz a diferença e lhe projeta para a nova era da gestão pública.

Brasil está entre os países que mais aumentaram investimentos em educação, revela pesquisa da OCDE

No período de 2000 a 2007, o Brasil aumentou em 66% o percentual de gastos em educação em todos os níveis de ensino combinados, enquanto o aumento na média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) foi de 26%. Segundo o estudo Education At A Glance (EAG) 2010, publicação da OCDE divulgada mundialmente nesta terça-feira, dia 7, o Brasil está entre os seis países – juntamente com Chile, Dinamarca, Holanda, República da Eslováquia e Suécia – que obtiveram um crescimento particularmente significante no que diz respeito a investimentos em favor da educação.

Outra revelação do estudo mostra que na maioria dos países da OCDE a renda do estudante aumenta cerca de 50% com a conclusão do nível superior. No Brasil, os ganhos excedem os 100% para os que conseguem um diploma de graduação.

A EAG 2010 reúne informações dos 31 países da OCDE – Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Coréia, Luxemburgo, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, República Eslovaca, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos –, e de mais oito países não-membros convidados: Brasil, Federação Russa, Estônia, Eslovênia, Israel, China, Índia e Indonésia.

Além de informações sobre benefícios econômicos da educação e investimento financeiro, a Education At A Glance tabula dados sobre impacto da aprendizagem, acesso à educação, contexto de aprendizagem e organização das escolas. A coleta de dados é feita por cada país participante. No caso do Brasil, o Inep é o órgão responsável por fornecer os dados, com base no Censo da Educação Básica e Censo da Educação Superior, além das informações fornecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE. Os dados educacionais são referentes ao ano de 2008 e, os financeiros, a 2007.

Veja aqui nota com os principais destaques referentes ao Brasil (nota para download)

Clique aqui para acessar publicação Education at a Glance 2010, assim como o sumário executivo, os dados e as tabelas on line (www.oecd.org/edu/eag2010)

Assessoria de Imprensa Inep/MEC

 
PUAP - Av. Senhora Santana, 17 - Centro - Luís Gomes - RN - CEP: 59.940-000