Quem sou eu

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Copa e Olimpíadas no Brasil já aquecem setor de educação a distância

O Brasil precisará de mão-de-obra especializada nos próximos anos para fazer frente a pelo menos dois grandes desafios que se apresentam: a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambos eventos mundiais que serão sediados no país. Esses desafios já estão encontrando resposta no setor de educação a distância. O banco de dados do guia de cursos a distância do portal Ache seu Curso registra um crescimento no número de cursos voltados para o turismo e a hotelaria. São cursos de diversos níveis educacionais que visam principalmente o aumento da demanda por especialistas e técnicos nessa área.
Os cursos criados pelas instituições de ensino vão muito além, no formato e no foco, do que os tradicionais cursos de turismo. No portal, já se encontram 29 cursos do setor de turismo, a maior parte criados recentemente e visando aqueles eventos, alguns com foco muito particular, como por exemplo os que relacionam esportes e turismo com questões como a gestão de negócios, o direito, o meio-ambiente, o marketing e a comunicação institucional. Na apresentação do recém-criado curso de Especialização em Hospitalidade, o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), da Bahia, afirma que “a realização de eventos internacionais, como conferências da ONU e eventos científicos, aliada ao crescimento do número de turistas, bem como as projeções feitas em relação à realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, colocam a Hospitalidade no centro da discussão, como setor estratégico”. O Senac-SP, que acaba de registrar no banco de dados do portal um curso sobre Comunicação de Destinos e Produtos Turísticos, também afirmou na divulgação do curso que o que gerou sua criação foi a “maior visibilidade do país no exterior e o fato de ter sido escolhido para sediar grandes eventos esportivos”.
Outros cursos, como o de Capacitação em Direito Desportivo (SAT), especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Esportiva (Unisa Digital), ou o de especialização em Turismo, Patrimônio e Meio-Ambiente (UniCOC), também confirmam a tendência de crescimento e de cursos cada vez mais focados em demandas específicas do mercado de turismo e de esportes no país. “O mercado educacional tem uma enorme plasticidade para atender às demandas dos demais mercados, e como necessita planejar suas ações, devido à duração de às vezes até quatro anos dos cursos, precisa botar o time em campo antes de todo mundo”, afirma o consultor e especialista em educação a distância Fábio Sanchez, editor do portal Ache seu Curso. Ele detecta ainda uma outra tendência de lançamento de cursos que deverá surgir em breve: os ligados a esportes e educação física, temas que serão cada vez mais pauta do noticiário daqui em diante, até que aconteçam a Copa e a Olimpíada brasileiras.

Mais informações no site www.acheseucurso.com.br

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...