segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VOCÊ É UM PROFESSOR INTEGRADO AS NOVAS TECNOLOGIAS?

A pergunta é muito simples: você é um professor digital? Não sabe? Que tal, então, fazer o teste proposto pelo professor José Carlos Antonio. Além de físico e autor de livros didáticos para o Ensino Médio, José Carlos é o moderador do fórum Internet na Escola do Educarede, bem como um dos responsáveis pela formação de dinamizadores de professores do projeto Promenino.
De acordo com José Carlos, um professor digital é aquele que possui habilidades para fazer um bom uso do computador para ele mesmo e, por extensão, é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos.
Eis, abaixo, as “habilidades” que o professor acredita que devem fazer parte do perfil de um professor digital. Aproveite e faça você mesmo o teste para medir o quanto você se enquadra no perfil do professor digital.
1. Possuir um endereço de e-mail e utilizá-lo pelo menos duas vezes por semana (o ideal seria fazê-lo diariamente);
2. Possuir um blog, um site ou uma página atualizável na Internet onde regularmente se produz, socializa e se confronta seu conhecimento com outras pessoas;
3. Participar ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional;
4. Possuir algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usá-lo para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média;
5. Assinar algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e lê-lo regularmente;
6. Preparar rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint);
7. Fazer pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, manter um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos;
8. Preparar pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”;
9. Manter contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média;
10. Manter-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tentar implementar novas metodologias em suas aulas.
Afinal, quem é você, professor?
Fonte:www.polotabirauab.blogspot.com

UNILA abre atividades acadêmicas nesta segunda-feira

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) está preparando uma série de atividades para recepcionar os seus primeiros alunos. Os acadêmicos serão recebidos na segunda-feira (16), a partir das 8h30, no auditório César Lattes, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Pela manhã, os alunos participarão de uma sessão acadêmica de abertura das atividades, com a presença do reitor, Hélgio Trindade; do vice-reitor, Gerónimo de Sierra, dos pró-reitores e professores. No encontro, será abordada a estrutura da Universidade, o programa dos cursos, as atividades do semestre, o programa de assistência aos estudantes, entre outros temas.
A sessão acadêmica contará com a participação especial do professor Célio da Cunha, que falará do primeiro ciclo de estudos da UNILA. Ele foi um importante membro da Comissão da Implantação da Universidade, coordenador editorial da Unesco, entre outras funções importantes que ocupou em instituições ligadas à Educação. Atualmente, compõe o quadro de docentes da Universidade de Brasília (UnB).
Já a solenidade pública de abertura, com a presença de autoridades convidadas, está marcada para as 17h, também no Auditório César Lattes. Deverão compor a mesa autoridades como o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi; e demais reitores de universidades da região convidados para este ato.
O destaque da cerimônia será a conferência ministrada pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann, que falará sobre Desenvolvimento e Integração da América Latina, às 17h30. Pochmann é doutor em Economia e professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (UNICAMP).
No decorrer da semana, os acadêmicos participarão de aulas introdutórias sobre a América Latina, com especialistas de alto prestígio acadêmico que fazem parte do corpo docente da UNILA. Também estão sendo programadas visitas aos atrativos turísticos da região, além de shows.

Comunicado / UFRN

Prezados tutores e alunos,

Conforme consta em nosso calendário acadêmico, de 16 a 29 deste mês é o período de rematrícula, onde terão que ser efetivadas as matrículas dos alunos que ainda não foram realizadas. É importante que vocês façam uma revisão geral, pois após o fechamento do sistema não serão aceitas matrículas fora do prazo.

A Coordenação

 
PUAP - Av. Senhora Santana, 17 - Centro - Luís Gomes - RN - CEP: 59.940-000