Quem sou eu

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Diploma dos tecnólogos vale para concurso e pós-graduação

O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. A garantia é da área de regulação da educação profissional do Ministério da Educação, diante da dúvida, comum entre os graduandos, quanto à validade do documento.
Muitos estudantes optam inicialmente por essa modalidade de ensino em razão da rapidez de ingresso na vida profissional. Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.
“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos.”
Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.
Entre os cursos mais procurados estão os de gastronomia, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos. Todos com salários iniciais em torno de R$ 2 mil.
Fonte: www.mec.gov.br
UFRN promove mostra e o curso “Conheça e escolh@UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Pró-reitoria de Graduação, realiza, durante a XVI Semana de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), o evento “Conheça e escolh@UFRN”. Essa mostra tem o objetivo de levar aos alunos do 3º ano do ensino médio, das escolas públicas e privadas de Natal e de municípios vizinhos, conhecimento sobre a oferta de cursos, na Universidade, através do vestibular e do ENEM/SiSU para o ano de 2011.
O evento acontece nos dias 26 e 27 deste mês, das 8h as 15h30, no auditório II do espaço de exposição da CIENTEC, na Praça Cívica do Campus Universitário. Na segunda-feira, 26, serão apresentados os cursos da área de Humanas pela professora Elizama Cunha; da área Tecnológica pelo professor Fred Sizenando e os cursos com entrada ENEM/SiSU pelo professor José Augusto da Silva Santana. Será feita também a apresentação dos cursos da Escola de Ciências e Tecnologia, com o professor Francisco Edson da Silva, e da área Biomédica, com a professora Jucimar França Vilar Lima.
No dia 27, terça-feira, as apresentações serão invertidas. Começam com vídeos de cursos e depois serão mostrados, pelo professor Francisco Edson da Silva, os cursos da Escola de Ciências e Tecnologia. A área Biomédica será apresentada pela professora Jucimar França Vilar Lima, além da apresentação dos cursos com entrada ENEM/SiSU pelo professor José Augusto da Silva Santana (coordenador do Curso de Engenharia Florestal), da área de Humanas, com a professora Elizama Cunha, e, por fim, os cursos da área Tecnológica, com o professor Fred Sizenando.
Além disso, no período de 26 a 30 deste mês, das 8h às 20h, dentro da exposição da CIENTEC, no pavilhão 6, estará montado o estande escolh@UFRN. Esse será um espaço interativo onde os alunos poderão conhecer um pouco da Universidade através de vídeos, pesquisa em livros e em um programa de interface, contendo informações sobre todos os cursos da Instituição. A programação completa está no site www.cientec.ufrn.br

Outras InformaçõesLink(s): http://www.cientec.ufrn.br

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...