Quem sou eu

sábado, 19 de junho de 2010

Coordenadores da UAB participam de capacitação sobre execução orçamentária


Mais de 200 representantes de instituições federais de ensino superior participam nesta quarta-feira, 16, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, do Encontro de Capacitação sobre execução orçamentária e financeira do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).


Assuntos ligados à execução orçamentária e financeira são tratados em capacitação na Capes (Foto: ACS/Capes)

O evento, que terá duração de dois dias, tem como objetivo capacitar coordenadores de cursos sobre execução orçamentária e financeira de recursos federais, auditoria e controle interno e orientar sobre gerenciamento do pagamento de bolsas do programa UAB.

Na abertura do evento, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, disse que com a nova missão, a partir de 2008, a Capes passou a ser responsável também pela formação de professores da educação básica e com isso foram criadas duas novas diretorias: a da educação básica presencial (DEB) e a diretoria de educação a distância (DED), responsável pela Universidade Aberta do Brasil.Para ele, o desenvolvimento do país passa pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. “Considerando as dimensões do Brasil e as dificuldades locais de deslocamento, a UAB representa um importante instrumento educacional para o acesso ao conhecimento.”

Representantes da Capes abrem os trabalhos do encontro (Foto: ACS/Capes)

UAB

Criada em 2005, pelo Ministério da Educação, a UAB tem como objetivo interiorizar a oferta pública de ensino superior para professores em exercício na rede pública de ensino que buscam obter a primeira licenciatura ou que desejam ampliar seus conhecimentos por intermédio de um curso de aperfeiçoamento ou de especialização. O programa atende também pessoas residentes em localidades afastadas que queiram obter uma formação de nível superior.

Parcerias

Na ocasião, Guimarães enfatizou a importância das parcerias com instituições públicas de ensino superior para o avanço do programa. “Para a expansão e a oferta de cursos de educação superior pública e de qualidade em diversas regiões do Brasil, só é possível com a parceria de todos os agentes envolvidos. Por isso a necessidade de momentos como este para discutir e orientar na elaboração orçamentária e na execução de recursos públicos”, disse.

Participaram da abertura o diretor de Educação a Distância, Celso Costa, a diretora de Gestão, Denise de Menezes Neddermeyer, e a coordenadora de Supervisão e Fomento da DED, Grace Tavares Vieira.

(Assessoria de Comunicação da Capes)

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...