Quem sou eu

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Brasil está entre os países que mais aumentaram investimentos em educação, revela pesquisa da OCDE

No período de 2000 a 2007, o Brasil aumentou em 66% o percentual de gastos em educação em todos os níveis de ensino combinados, enquanto o aumento na média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) foi de 26%. Segundo o estudo Education At A Glance (EAG) 2010, publicação da OCDE divulgada mundialmente nesta terça-feira, dia 7, o Brasil está entre os seis países – juntamente com Chile, Dinamarca, Holanda, República da Eslováquia e Suécia – que obtiveram um crescimento particularmente significante no que diz respeito a investimentos em favor da educação.

Outra revelação do estudo mostra que na maioria dos países da OCDE a renda do estudante aumenta cerca de 50% com a conclusão do nível superior. No Brasil, os ganhos excedem os 100% para os que conseguem um diploma de graduação.

A EAG 2010 reúne informações dos 31 países da OCDE – Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Coréia, Luxemburgo, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, República Eslovaca, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos –, e de mais oito países não-membros convidados: Brasil, Federação Russa, Estônia, Eslovênia, Israel, China, Índia e Indonésia.

Além de informações sobre benefícios econômicos da educação e investimento financeiro, a Education At A Glance tabula dados sobre impacto da aprendizagem, acesso à educação, contexto de aprendizagem e organização das escolas. A coleta de dados é feita por cada país participante. No caso do Brasil, o Inep é o órgão responsável por fornecer os dados, com base no Censo da Educação Básica e Censo da Educação Superior, além das informações fornecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE. Os dados educacionais são referentes ao ano de 2008 e, os financeiros, a 2007.

Veja aqui nota com os principais destaques referentes ao Brasil (nota para download)

Clique aqui para acessar publicação Education at a Glance 2010, assim como o sumário executivo, os dados e as tabelas on line (www.oecd.org/edu/eag2010)

Assessoria de Imprensa Inep/MEC

Nenhum comentário:

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...