Quem sou eu

quarta-feira, 7 de julho de 2010

No Cordel “Aqui tem Educação” autor relembrar agentes da empreitada ação-processo: Polo Universitário de Luís Gomes
O estudante do curso de Física e cordelista Francisco Gezinildo Esmael no seu cordel “Aqui tem educação” não esqueceu de citar os responsáveis pela vinda do Polo Universitário de Luís Gomes e, ao passo que conta a saga dessa história exitosa da educação de Luís Gomes e região.
Em seus versos eloqüentes lembra que a Professora e poetisa Maria Carlos, então Assessora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, trouxe a notícia do edital UAB I e, motivou a equipe a pleitear o projeto, dando instrução ao Secretário – Professor Franklin Miguel, que de pronto chamou as Professoras Zildamir Crisóstomo e Mundica Almeida para “lançar as redes”, iniciando assim o preenchimento dos formulários, que somados a uma comovente justificativa feita pela Professora Maria Carlos e pelo Professor Franklin Miguel Fernandes, seguia para Brasília com ofício de encaminhamento do Prefeito Dr. Pio X Fernandes.
Gezenildo também relembra que grande fora a emoção e ao som do dobrado 2 Corações o Secretário – Professor Franklin Miguel Fernandes levou ao conhecimento do povo a notícia da conquista do Polo, por ordens do Prefeito Dr. Pio X Fernandes, que repetiu em inúmeras ocasiões a grandeza dessa conquista, para o bem e progresso de toda vasta região do Oeste Serrano do RN e Sertão da Paraíba.
A trajetória da “Fiel da escudeira” do Professor Franklin Miguel Fernandes, Dona Maria do Carmo – vulgo Maria do Carmo de Lúcio, que percorreram mais de quinze cidades vizinhas a Luís Gomes, além de inúmeras vilas e povoados levando a notícia que “Luís Gomes é Cidade Universitária” aos estudantes, professores, sertanejos e doutores.
No Cordel também é relatado à ajuda grandiosa da Professora Zildamir Crisóstomo para o primeiro vestibular – Gestão Ambiental, podendo ser chamada da primeira Secretária Acadêmica do Polo, mesmo que interinamente, pois naquela época o Polo quase que ainda era abstrato, haja que o espaço físico estava em construção e, o Prefeito Dr. Pio X Fernandes, acompanhando as obras como se fosse da sua própria moradia.

Nenhum comentário:

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...