Quem sou eu

sábado, 28 de novembro de 2009

Educação a Distância: Censo aponta grande aumento do número de matrículas e cursos

Com a matrícula de 728 mil alunos em 2008, a educação a distância mostra um crescimento de 96,9% em relação a 2007, quando seu número mal superava 369 mil. Este é um dos índices registrados pelo Censo da Educação Superior em relação a essa modalidade de ensino, que comemora nesta sexta-feira, 27, o seu dia nacional.
O censo aponta aumento expressivo no número de ingressos, matrículas, concluintes e oferta de cursos. Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, a expansão da educação a distância é um fenômeno mundial.
“Esses dados mostram a ampliação do ingresso no ensino superior para um público que, por estar distante dos grandes centros, tem dificuldades de acesso à educação”, afirma Fernandes.
O número de cursos a distância passou de 408, em 2007, para 647, em 2008, de acordo com o censo. Fernandes avalia que a ampliação, apesar de se destacar em relação a outras modalidades, não foi excessiva. “A educação a distância cresce tanto no Brasil quanto em outros países, porque é uma forma de acesso à educação. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos dessa modalidade têm avaliação igual ou superior aos da graduação presencial”, observa.
A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, destacou que o aumento da oferta de vagas em cursos de graduação se deve à Universidade Aberta do Brasil (UAB), instrumento de formação de professores, criado pelo MEC em 2005. Nos últimos três anos, foram investidos cerca de R$ 760 milhões em 556 polos, em parceria com universidades, institutos federais de educação profissional e tecnológica, municípios e estados.
Outro ponto salientado pela secretária foi a garantia de qualidade por meio do trabalho de supervisão. “A Secretaria de Educação a Distância (Seed) tem feito supervisão nas instituições que ofertam a modalidade e inclusive descredenciou uma, a Universidade do Tocantins (Unitins), que não atendia as exigências de qualidade do MEC”, disse.
A Seed já submeteu a supervisão 38 instituições que oferecem cursos a distância, o que corresponde a 68% dos estudantes da modalidade. Até o momento, 12 assinaram termos de saneamento, quatro estão com notas técnicas sendo preparadas, seis em análise e 15 em fase de visitas.

Rafania Almeida

Fonte: www.mec.gov.br

UFRN / Polo Universitário de Luís Gomes: Cadastramento dos aprovados ocorrerá nos dias 07 e 08 de dezembro

De acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o cadastramento de matricula ocorrerá nos dias 07 e 08 de dezembro, nos Polos de Educação a Distancia. Os alunos aprovados tem que ter cuidado com o prazo das matriculas e a entrega da documentação exigida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para os alunos aprovados nos cursos do Polo Universitário de Luís Gomes, anotem o endereço do polo:

Polo Universitário de Luís Gomes

Endereço: Avenida Senhora Santana, 17

Centro / Luís Gomes – RN / CEP 59940 – 000

Observações:

01 - No prédio do Colégio Municipal Padre Osvaldo;

02 - Para falar com o Coordenador do Polo (84) 9623 3157.


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRICULA

(...)

2.1. Diploma ou Certificado ou Certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente (uma cópia legível e autenticada);

2.2. Histórico Escolar do ensino médio (uma cópia legível e autenticada);

2.3. Carteira de Identidade (uma cópia legível e autenticada);

2.4. Cadastro de Pessoa Física – CPF: (uma cópia legível e autenticada);

2.5. Certidão de quitação eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral, ou obtida pelo site

http://www.tse.gov.br/;

2.6. Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo

masculino menores de 45 anos (uma cópia legível e autenticada);

2.7. Prova de ser professor em exercício nas redes públicas de ensino para os candidatos classificados nos

cursos a que se refere o item 2.1 do Edital do Processo Seletivo para Educação Superior a Distância na UFRN para ingresso no ano de 2010, de 26 de agosto de 2009.

Parágrafo único. No prazo, horário e local estabelecidos nos itens 1.1 a 1.9 deste edital, estando impossibilitado de entregar os documentos exigidos nos sub-itens 2.1 a 2.7 deste edital, o candidato poderá assinar termo de compromisso, em que se obrigará a enviar as cópias legíveis e autenticadas, comprovado por postagem via Aviso de Recebimento (AR), para a Direção do Departamento de Administração Escolar da Pró-Reitoria de Graduação, localizado no Prédio da Reitoria, Campus Universitário, Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Bairro de Lagoa Nova, CEP 59078-900, Natal (RN), com prazo de chegada no endereço acima até 15 de janeiro de 2009, independente da data de postagem, sob pena de indeferimento do cadastramento.

(...)


Para ler o Edital de Cadastramento na sua totalidade acesse: www.sedis.ufrn.br


A Coordenação

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...