Quem sou eu

domingo, 1 de fevereiro de 2009


Prova do Enade será aplicada em 8 de novembro para todos os ingressantes e concluintes

Foi divulgado sexta- feira, 30 de Janeiro, no portal do Ministério da Educação, o lançamento de uma portaria que define a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das instituições de ensino superior brasileiras. A seguir, reproduzimos a notícia divulgada pela Assessoria de Comunicação do Inep. Pelo texto dessa notícia os cursos de nosso Pólo não constam da lista de cursos a serem avaliados este ano. Vamos aguardar maiores esclarecimentos por parte das instituições. Mas convém que todos leiam a portaria.
SEGUE MATÉRIA:

"A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano será realizada em 8 de novembro. A partir de agora, todos os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação avaliados devem fazer a prova — nos anos anteriores, o exame era realizado por amostragem, com base em seleção dos alunos feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Este ano, serão avaliados os cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, além de duas áreas novas, as de estatística e relações internacionais. Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
São considerados ingressantes os estudantes que até 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Concluintes, os que, até a mesma data, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso ou que tenha condições acadêmicas de conclusão neste ano letivo.
As inscrições devem ser realizadas de 29 de junho a 31 de agosto. Até 29 de maio, o Inep enviará as instruções e os instrumentos necessários para que os dirigentes das instituições de ensino inscrevam os estudantes.
Dispensa — Ficam dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a de origem do estudante. Ingressantes e concluintes ausentes em edições anteriores precisam regularizar a situação para fazer a prova.
O Inep divulgará, até 10 de setembro, a lista dos estudantes que participarão do exame e, até 26 de outubro, os respectivos locais de aplicação das provas. O Manual do Enade de 2009 será divulgado até 31 de março. Nele, estarão especificados os procedimentos técnicos indispensáveis para a realização da prova.
A portaria que define a realização do exame foi publicada no Diário Oficial da União edição de sexta-feira, dia 30, e pode ser acessada no site:
http://www.inep.gov.br/download/enade/2009/Enade1.pdf"

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...