Quem sou eu

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Encontro internacional inicia reforma do sistema de educação a distância no país


O governo português realiza na próxima semana um encontro internacional para reformular o sistema nacional de educação a distância (EAD) no país. Para isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior portuguesa convidou representantes de quatro países: Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Canadá.

O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, é um dos cinco convidados internacionais para integrar uma comissão de avaliação do sistema português. Também fazem parte da comissão os seguintes especialistas: Wolfram Laaser, diretor acadêmico da FernUniversitat (Universidade Aberta da Alemanha); Albert Sangra Morer, diretor de pesquisa da Universitat Oberta de Catalunya (Espanha); Abrar Hasan, ex-diretor do Departamento de Políticas de Educação e Treinamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Robin Mason, professor de tecnologia educacional da Open University (Universidade Aberta da Reino Unido).

Durante o painel, a comissão vai elaborar um relatório com recomendações para a reforma na legislação da educação superior a distância portuguesa. As propostas serão baseadas em estudos feitos pela Universidade Aberta de Portugal e em discussões com outros especialistas no setor. Serão consultados ainda representantes do governo português, sindicatos, associações, pesquisadores, estudantes e professores.

A implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) também servirá de exemplo nos debates. Destinada principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino, a UAB é um programa do governo federal brasileiro que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. Atualmente, há cerca de 450 pólos da UAB espalhados por todas as regiões do país, ofertando cursos de 74 instituições públicas de ensino superior.

Renata Chamarelli

Leia essa matéria em seu contexto, clicando em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11944

Nenhum comentário:

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...