Quem sou eu

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SEDIS/UFRN promove I CICLO DE PALESTRAS, MINICURSOS E OFICINAS no Pólo UAB de Luís Gomes neste sábado, 30 de agosto

Trata-se de um evento com atividades científico-culturais: como palestra, oficinas e exibição de filmes, aberto aos alunos dos cursos de Educação a Distância do Pólo de Luis Gomes, RN, demais Pólos de apoio e a toda comunidade.

O evento conta com a seguinte programação: 01 - MINICURSO - JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA (8h), coordenado pela Profª. Sônia Maria Cavalcanti da Rocha – Mestre/UFRN. A proposta desse minicurso visa, a princípio, trazer subsídios teóricos e práticos sobre uma perspectiva de trabalho em sala de aula que privilegia a realização de jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Além disso, serão colocados em discurssão os papéis dos professores e alunos no processo de ensinar e aprender matemática nessa perspectiva. A seguir, os participantes vivenciarão como alunos, uma aula que envolve atividades lúdicas em assuntos específicos da matemática. Para isso, serão apresentados alguns jogos que explora o Sistema de Numeração Decimal, Operações Fundamentais, Equivalência de Frações e Geometria Plana; 02 – MINICURSO - RÁDIO E EDUCAÇÃO (8h), coordenada pela Profª Drª Sandra Kelly Araújo – DEPED/UFRN. Nesse minicurso será feita a abordagem de tecnologias de comunicação e informações em contextos educacionais encerram múltiplas perspectivas advindas do uso social dos meios, suas linguagens e suportes técnicos; 03 – MINICURSO - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO NORDESTE (8h), coordenado pela Profa. Drª Ivaneide Alves Soares da Costa. O minicurso aborda aspectos sobre as características naturais e localização de zonas semi-áridas; principais mananciais, demandas de uso e conflitos de água no semi-árido brasileiro; problemas de escassez e poluição que afetam a saúde ambiental e do homem nesta região; importância da sensibilização e participação social no processo de proteção dos ecossistemas aquáticos, além da melhoria da qualidade de água para manutenção da saúde humana. Compreender o significado sanitário e ambiental dos principais parâmetros fisico-químicos, microbiológicos, hidrológicos e toxicológicos indicadores de qualidade de água, incluindo os principais fundamentos do monitoramento de qualidade de água, processos de planejamento, coleta, preservação e análise de amostras e aspectos legais.
O horário de realização do evento é das 8 as 12 hs e das 14 às 18 hs, sendo realizado nas dependências da sede do Pólo UAB de Luís Gomes.

Para cada minicurso ofertado foram inscritos 30 participantes, sendo eles: alunos dos cursos de Matemática, Física, Tecnologia em Gestão Ambiental – Pólo UAB de Luís Gomes, Geografia – URCA/Pólo de Luís Gomes, professores da Educação Básica e Comunidade.

Você que se inscreveu lembre-se de chegar no horário. E, você que não se inscreve por falta de vagas ou outro motivo, acompanhe as notícias de nosso Pólo em www.uabluisgomes.blogspot.com, pois logo promoveremos novos eventos.

A Coordenação

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...