Quem sou eu

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Lançada Universidade Aberta do SUS

Qualificar os trabalhadores da saúde, em todo território nacional, por meio da educação a distância é o objetivo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). A meta é oferecer, até 2011, especialização em saúde da família para mais de 52 mil profissionais e capacitação gerencial para 100 mil trabalhadores da saúde. O lançamento da Unasus ocorreu nesta quarta-feira, 18, e continua na quinta, 19, no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.
Inicialmente, serão oferecidos cursos em três áreas: saúde da família, formação gerencial e saúde do idoso. Para suporte dos usuários, os profissionais poderão contar com centenas de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenada pelo MEC, e de pontos do Programa Nacional de Telessaúde, além de diversas outras instituições habilitadas em sua localidade.
Presente na abertura da cerimônia de lançamento da Unasus, o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, destacou que a oferta de cursos de especialização na área médica funcionará de forma integrada com a UAB. “São dois sistemas complementares que interagem fortemente”, afirmou.
As atividades da Unasus ficarão a cargo das universidades, escolas, secretarias de saúde, associações científicas e outros parceiros, que dividirão entre si as tarefas de elaboração de material didático, supervisão pedagógica e apoio local à aprendizagem.
Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos; e o representante da Opas, Diego Victoria Mejía.

Renata Chamarelli com informações do Ministério da Saúde

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...