Quem sou eu

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

UAB terá 67% de seus pólos implantados em 2008

Segundo o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, cada pólo atende à população num raio de 100 quilômetros. “Por isso, estipulamos a meta de cerca de 830 pólos”, afirmou. Ele ressaltou que, com o total de pólos implantados, serão ofertadas 140 mil novas vagas em cursos a distância de graduação e pós-graduação (lato sensu).
Atualmente existem 291 pólos espalhados pelo Brasil em pleno funcionamento, todos criados em 2007. Ao final do processo seletivo do segundo edital da UAB, cuja lista de pólos pré-selecionados foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21 (link), outros 271 pólos serão criados.
No pólo da UAB localizado no município mineiro de Lagamar, Sirlei Vilela de Oliveira já está aplicando os conhecimentos que adquiriu com o curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Funcionária da Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Necessidades Especiais da cidade, ela destacou que o curso vai ajudá-la a continuar estimulando a inclusão social e educativa de pessoas deficientes. “Descobri que os precursores da educação já se preocupavam com essa questão”, comentou.
Já para Alair Cristina Cardoso Videiro, a abertura do pólo UAB em Arauá, município de Sergipe, representou uma oportunidade de voltar a estudar. Aos 40 anos de idade ela está entre os 50 alunos do curso de licenciatura em História. “Estava parada há 20 anos e agora estou vencendo dois fantasmas: o de voltar à sala de aula e o de aprender a usar o computador”, comemorou. Orgulhosa, ela contou que seus dois filhos, de 14 e 12 anos, são seus maiores incentivadores.

(Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação a Distância)

Destinada principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB - link) vai atingir a marca de 67% de pólos criados até o fim deste ano. É que o número de pólos do programa vai passar de 291 para 562 ao fim de 2008. Ao dobrar a oferta do programa, o governo terá percorrido mais da metade do caminho para alcançar a meta de 830 pólos até 2010.
ACS/SEED

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...