Quem sou eu

sábado, 4 de outubro de 2008

Coordenador do Curso de Física comenta a possibilidade de monitoria voluntária ser contabilizada para às 200 horas de AACC
A monitoria voluntária é uma atividade já institucionalizada nos cursos presenciais, mas ainda não nos cursos a distância.Concordo plenamente com a idéia sugerida pela Joana, de implementarmos tal atividade nos cursos a distância.
A Pró- reitoria de graduação (Prograd) precisa ser mais solicitada para se manifestar sobre o tema e me comprometo a insistir nesse aspecto.
Isto porque a monitoria voluntária, em que não há bolsa ao participante, assim como aquela obtida por mérito em processo seletivo e que está associada a uma bolsa de monitoria concedida aos selecionados, precisam resultar de um projeto encaminhado por um professor do curso, submetido a julgamento pela Câmara de graduação da Pró- reitoria de Graduação.
Nesse projeto, o professor descreve o plano de trabalho dos monitores e será o responsável pela sua orientação e avaliação, bem como pela elaboração de relatórios à Pró- reitoria.
Há períodos a cada ano para submeter tais projetos no calendário da Pró- reitoria.
Estaremos buscando esclarecimentos perante a Coordenação didático- pedagógica da Prograd para divulgar aos professores o período em que devem encaminhar tais projetos.
Até porque a monitoria voluntária pode ser contabilizada, sim, como atividade de formação complementar (Aacc).
Mas há um aspecto crucial: quando o professor coordenador do projeto é contemplado com a quantidade de monitores, cabe a ele escolher quem ocupará as vagas.
Para isso, precisa conhecer os candidatos.
Mas os alunos interagem pouquíssimo no ambiente de aprendizagem e não se dão a conhecer pelos professores.
Isso vai dificultar a escolha.
É preciso que os alunos participem das disciplinas, tirando suas dúvidas, fazendo comentários, sugestões, críticas etc., a fim de que se tornem conhecidos pelos professores.
Se isso não acontecer, ficará quase impossível a existência de monitores voluntários. O critério para ser monitor voluntário não é apenas querer ser.
É preciso que a capacidade para ser monitor seja reconhecida pelos professores que coordenarão os projetos. E isso não acontece de uma hora para outra.
Cabe aos tutores conscientizar os alunos das necessidades e vantagens de participarem dos fórums e demais facilidades disponíveis nas páginas das disciplinas.
Só essa participação trará possibilidades de um bom desempenho nas disciplinas, bem como outras vantagens do tipo monitoria voluntária e que tais.
Matéria postada pelo Prof. Ciclamio Barreto no fórum de tira-dúvidas da página do curso de Física.

Nenhum comentário:

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...